Campanha Setembro Vermelho

 

O que é o Setembro Vermelho?

 
O mês de setembro é dedicado aos cuidados com o coração, ficando conhecido como Setembro Vermelho. É o mês escolhido para prevenir, orientar e alertar a população sobre os perigos das doenças cardiovasculares. 
 
As doenças cardiovasculares matam 17,5 milhões de pessoas ao ano no mundo todo. No Brasil, o número de óbitos chega a 350 mil por ano. 
 
Existem mais de 100 tipos de doenças cardiológicas, mas três são as mais recorrentes: 
 
Arritmia cardíaca 
A arritmia (ou palpitação) pode fazer com que o coração não consiga bombear sangue suficiente para suprir as necessidades do corpo. Uma arritmia grave pode causar infarto e levar o paciente ao óbito. Um coração sadio e descansado bate de 60 a 100 vezes por minuto. Se ele bater mais rápido, ocorre a taquicardia. Se a batida for mais lenta, acontece uma bradicardia. 
 
AVC (Acidente Vascular Cerebral) 
O acidente vascular cerebral (AVC), ou derrame cerebral, ocorre quando a obstrução (AVC Isquêmico), ou rompimento (AVC Hemorrágico), de uma artéria, por ateromas, trombose ou embolia, impede a chegada de sangue ao cérebro, provocando paralisia na área que ficou sem a irrigação adequada. Nos dois tipos de AVC, ocorre a perda de funções dos neurônios na região afetada, uma vez que eles não recebem os nutrientes e o oxigênio que seria levado através do sangue. 
 
Infarto
O infarto está entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Por ano, mais de 100 mil brasileiros morrem em decorrência dele. Também conhecido como ataque cardíaco, acontece quando o fluxo de sangue para o coração é interrompido e o órgão não recebe sangue e oxigênio suficientes para se manter em atividade.
 
A Associação Alphaville de Ribeirão Preto está preocupada com você e sua saúde cardíaca. Por isso alertamos para os cuidados que você deve ter com seu coração para viver mais e melhor.
 

Fatores de risco:

  • Alimentação inadequada
  • Drogas e alcoolismo
  • Obesidade
  • Colesterol elevado
  • Tabagismo
  • Hipertensão arterial
  • Diabetes
  • Circunferência abdominal aumentada
  • Sedentarismo
  • Estresse
 
 

Como se prevenir?

  • Exames periódicos
  • Prática de exercícios físicos
  • Boa alimentação.
 
 

Boa Alimentação

 
A dieta apropriada para o paciente cardíaco deve ser composta principalmente de peixes (como o salmão, a sardinha e o atum), chá verde, chocolate amargo, abacate, soja, cereais, óleos vegetais, iogurte, tomate, vinho (1 cálice por dia), suco de uva e margarina com fitosteróis (componente que tem propriedade de diminuição do colesterol ruim). A ingestão de pelo menos três desses alimentos deve ser diária.
Tais alimentos são conhecidos como cardioprotetores porque possuem compostos bioativos que agem sobre a diminuição da pressão arterial, do colesterol LDL (conhecido como colesterol ruim), triglicérides e controle do peso, todos fatores de risco para o surgimento de doenças do coração. Também contribuem para a melhora do HDL (colesterol bom) e a diminuição da agregação plaquetária, o que ajuda a controlar a boa circulação sanguínea e evitar coágulos e derrames.
 
 

Alimentos que fazem bem para o coração:

 
Abacate
Rico em gordura monoinsaturada,contribui para a diminuição do LDL e aumento do HDL. 
 
Acerola, morango e laranja
São frutas ricas em vitamina C que possuem ação antioxidante, diminuindo o risco de acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, sendo eficaz na prevenção da aterosclerose.
 
Alho
Rico em alicina e em ajoene, que fluidificam o sangue, diminuem a pressão arterial e dificultam a coagulação sanguínea. Aveia: fonte de fibras, potássio, fosfato e ômega 3, auxilia na redução do LDL.
 
Azeite de oliva extra-virgem
Fonte de gordura monoinsaturada,reduz o colesterol total - em especial o LDL 
Castanha-do-pará e nozes: fonte de gorduras monoinsaturas, selênio e fibras que contribuem para a redução do LDL.
 
Banana
Rica em potássio que protege a musculatura que forma o coração.
 
Chocolate com alto teor de cacau (+ de 60%)
Rico em flavonoides e ácido gálico, antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos e promovem a saúde do coração. Apesar de serem bastante calóricos, recomenda-se comer 1 quadradinho de chocolate amargo por dia.
 
Frutas vermelhas e roxas (framboesa, amora, uvas, blueberry, açaí e morango)
Ricas em potentes antioxidantes e anti-inflamatórios,protegem o coração contra o ataque dos radicais livres, assim como reduzem o LDL. Importante: a uva deve ser consumida com a casca, onde está a maior quantidade desses antioxidantes. 
Peixes: ricos em ômega 3 e pobres em gorduras saturadas, especialmente a sardinha, o atum e o salmão, agem como um potente protetor cardíaco.
 
Quinua
Possui grande quantidade de fibras, auxiliando no controle do colesterol total e na diminuição do LDL.
 
Semente de linhaça dourada
Rica especialmente em ômegas 3 e 6, atua como protetor cardíaco, além de conter grande quantidade de fibras que controlam o LDL.
 
Tomate
Suas fibras reduzem o LDLe a fruta é rica em licopeno, antioxidante que auxilia na limpeza das artérias e no bloqueio dos radicais livres.
 
Vinho tinto e suco de uva natural
Estes são ricos em resveratrol, uma substância que previne o envelhecimento das células e combate o mau colesterol. Esta substância pode ainda ser encontrada em forma de cápsulas e, neste caso, recomenda-se ingerir de 250 a 500 mg de resveratrol por dia, que equivale a 1 taça de vinho tinto.
 
 

Alimentos que você pode deixar de lado:

Açúcar
Consumido em excesso pode levar à obesidade, diabetes e lesão arterial. Além de controlar a quantidade consumida, dê preferência ao mascavo e ao demerara, que contêm maior quantidade de nutrientes.
 
Carboidratos simples
Encontrados em pães brancos, doces e massas, eles são responsáveis por elevar as taxas de açúcar no sangue. Podem ser substituídos por itens integrais, que contém taxa de açúcar, mas são aproveitados de forma mais lenta pelo organismo.
 
Gordura saturada e frituras 
São inimigas do coração, a gordura saturada é responsável por aumentar as taxas de colesterol. 
 
Gorduras trans
Essa gordura deixa os alimentos mais saborosos e conservados, mas pode causar acidente vascular cerebral e entupimento dos vasos sanguíneos.
 
Sódio
Eleva a pressão arterial, endurece as artérias e prejudica a função renal, aumentando as chances de infarto e derrame. Alguns alimentos industrializados e embutidos apresentam grande quantidade de sódio.
 
 
Procure seu cardiologista e cuide do seu coração!
 
 
Clique aqui e veja mais sobre a campanha Setembro Vermelho

Endereço

Rua Alexandre Françóis Neto, S/N, Lote 1 Quadra 3B – CEP 14110-000
Telefone: (16) 3972-4450